estética educacional

um projeto de curadoria de Krist Gruijthuijsen (em residência CAPACETE)

MATTER OF FACT: AFTERMATH

com

Adam Pendleton
Falke Pisano
Will holder
Renzo Martens
Ricardo Valentim
Jeremiah Day
Olaf Nicolai


O programa Matter of Fact explora uma estética educacional em performatividade. Questionando a transmissão de assunto, conhecimento e conteúdo, o performer indica métodos pedagógicos ao especular sobre a formalidade de políticas pessoais, artísticas e ficcionais da história. Um pequeno “elenco” de colaboradores usam o cronograma da exposição como ponto de partida para a reflexão sobre seu próprio método de transcender o conhecimento. Suas especificidades transitam da pura formalidade do consciente, linguagem como espetáculo visual, mediadores da produção cultural e emancipadores épicos de potencialidades utópicas (políticas).
O programa Matter of Fact foi concebido especialmente para Manifesta 7’s “Principle Hope” e empregou uma estrutura fundamentada em processo na qual cada colaborador trabalhava no sentido de um “resultado”. À medida que a Manifesta 7 se encerra, Matter of Fact se encoraja a prosseguir discutindo seus resultados em potencial numa forma de “aftermath” (depois do jogo). Este “aftermath” compreende uma série performances de Adam Pendleton, Falke Pisano e Will holder, uma série de projeções de Renzo Martens, Falke Pisano e Ricardo Valentim e várias apresentações de Jeremiah Day e Olaf Nicolai.
Como o discurso inicial da Manifesta foi debater a noção da Europa, Matter of Fact expande suas fronteiras contextuais apresentando seu “aftermath” em São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil.

Colaboradores:
Jeremiah Day, Renzo Martens, Olaf Nicolai, Adam Pendleton, Falke Pisano/Will Holder, Ricardo Valentim
Curador: Krist Gruijthuijsen

05/12/08 Abertura: 18:00hrs
Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais 350
Sao Paulo, Brazil
Tel: +55 11 3257-2033
info@ galeriavermelho.com.br
www.galeriavermelho.com.br

12/12 -14/12/08
A Gentil Carioca
Abertura: 12/12 20:00hrs
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico
Rio de Janeiro, Brasil
www.eavparquelage.org.br

A Gentil Carioca
tel: +55 21 2222-1651
correio@agentilcarioca.com.br
www.agentilcarioca.com.br

Nota: consulte os websites para detalhes do programa

Para mais informações por favor contate as galerias ou CAPACETE:
capacete@capacte.net
www.capacete.net

“Matter of Fact: Aftermath” é generosamente patrocinada pela Mondriaan Foundation, Fonds BKVB, Galeria Vermelho, Galeria A Gentil Carioca e Escola de Artes Visuais do Parque Lage